ADVOCACIA VITAL - RUA TIRADENTES, 21 - ED. METROPOLITAN - SALA 501 - CENTRO/CG - TELEFAX: +55 (83) 3322 - 5187

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Advocacia: profissão que exige respeito!

A prestigiada revista Exitus, novamente, convidou o Doutor em Direito, Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Vital Bezerra Lopes, para opinar sobre a realidade da advocacia brasileira. 

Com o reconhecido e respaldado conhecimento jurídico, o nobre Conselheiro Federal da OAB nos apresenta uma visão da importância da profissão exercida pelos advogados. 

Na entrevista, Dr. Vital alerta para o desrespeito que ocorre cotidianamente em relação as prerrogativas do advogado. Muitos juízes e promotores ainda se acham superiores aos advogados, não levando em consideração a norma constitucional do art. 133 da Carta Magna que diz: "O Advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável pelos seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei".

Dr. Vital Bezerra Lopes, nos ensina: "Devemos exigir o respeito as nossas prerrogativas profissionais, e caso sejam desrespeitadas, devemos denunciar as Corregedorias dos Tribunais, ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Nacional do Ministério Público"

Continua: "O Advogado não deve temer a arbitrariedade de magistrados ou promotores, pois estando certo, deve lutar mostrando a igualdade existente e jamais se curvar, sem admitir qualquer subordinação". 

Não obstante disso, Dr. Vital afirma que: "A atividade postulatória exercida pelo advogado com a finalidade de tentar convencer o magistrado, constitui munus público, sujeitando-o em casos de desídia  ou imperícia, as penas da lei". 

O Eminente Advogado, Dr. Vital, em seu brilhante texto, ressalta ainda a importante formação de conhecimentos jurídicos, boas práticas adquiridas nos estágios e uma boa preparação académica dos futuros operadores do Direito, sendo assim, fundamental essa dedicação para os profissionais do Direito que irão defender os interesses de nossos constituintes.

"A advocacia é a mais bela de todas as profissões, pois requer muita dedicação, coragem, afinidade, ética profissional, paciência, honestidade e respeito", completa o respeitado Jurista.